quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Meu Lar

São Paulo.
O céu abafado, pesado, de uma densidade que impede ver as nuvens.
A estrada chegando... os canaviais! O vento frio e uma determinada secura.
Sentir o cheiro dos laranjais... pronto, estou em casa!
É a volta pra casa. É a sensação de estar em casa.
É o meu lar.

É onde eu sou e me sinto parte.
É onde eu gosto de estar, onde é meu lugar.
É uma relação de pertencimento.
Eu pertenço àquele lugar, àquela região, àquele céu abafado, pesado.
É o cheiro dos laranjais que me constroem, que me impulsionam.
Os cheiros dos laranjais que me acalmam e me trazem o melhor de mim, me povoam de lembranças...
Foram eles que me formaram, onde eu me criei e comecei a entender os sentidos do mundo, da vida.

São Paulo é a parte boa, a melhor que carrego comigo.
Meu segredo.
Aquilo que pertence só a mim.
É o melhor de mim, é minha infância e minha juventude.
É o encontro delas com a minha adolescência.
São Paulo é o meu encontro com o mundo, com a diversidade, com a cultura, com a diferença.
Com o que é bom e gostoso.
Minha porta de entrada nesse mundo gigante e maluco, triste e opressor, cansativo e entendiante.

Meus anos felizes, e os mais felizes.
Minha saudade apertada do gosto bom de viver!
E a nostalgia que sempre fica misturada com uma certa tristeza em deixar minha terra, minha casa, meu lar.
Em sair de lá, em voltar.
Como uma obrigação a volta, apenas como algo que deve ser feito.

Hoje é difícil me sentir bem e preenchida em qualquer outro lugar.
Hoje, São Paulo é minha falta.

E como expressou tão bem Caetano...

"Alguma coisa acontece no meu coração..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário