terça-feira, 6 de outubro de 2009

sorrisos irritantes

arghhh...

Às vezes me cansa essa gente feliz. Feliz demais, feliz sempre, como se a vida fosse um doce interminável, eternamente gostoso e nunca enjoativo, ao menos. Como se a felicidade fosse constante, ou como se apenas existisse ela.
Não é uma felicidade espontânea que surge com coisas simples, com coisas boas, com coisas bobas até. É uma felicidade irritante que parece mais uma obrigação, a obrigação de ter que ser feliz. A obrigação de "Veja como sou feliz, eu sorrio o tempo todo!" Parece até forçasão, e talvez seja.
É o sorriso de ponta a ponta, de uma orelha a outra. Uma felicidade de ver aquela pessoa que você não gosta, de ter que aturá-la por mais tempo que o desejável, e de ter que ser agradável com ela. De sorrir para ela. É essa a felicidade que me irrita.
É o sorriso de sempre. A pessoa acorda e dorme, e sonha, com o mesmo sorriso estampado no rosto. Isso pode ser insensibilidade...
Às vezes acho que essas pessoas não sentem, nada.
Talvez sim, talvez não.
Não sei aonde elas são sensíveis ou se escondem. Talvez esse sorrir seja só um meio, o seu meio de disfarçar.
É. E talvez pensar assim me deixe menos irritada quando vejo tantos sorrisos 24 horas de todos os dias dos meses de todos os anos.

3 comentários:

  1. A mim também irrita a falsidade dos nossos tempos, este rir por tudo e por nada para mascarar a falta de sentimentos ou o que expressar de verdadeiramente seu no momento em que a vida contece,no aqui agora. Mas a poesia do seu perfil me encanta e salva o dia!

    ResponderExcluir
  2. que bom, Zeca. é essa a intenção, salvar o dia de mais uns e não torná-lo irritante...rs

    pode rir Lucas...rs

    ResponderExcluir